Tipos de Incentivos Financeiros
1. SIME - Incentivos à Modernização Empresarial
A taxa bruta a atribuir varia entre os 25% e 30%, podendo ser acrescida de majorações, desde que não ultrapasse os 50% no caso de PME e 45% nos restantes casos. Os promotores, desde que PME, podem beneficiar de garantia ao abrigo e nas condições previstas no Sistema de Garantia Mútua prestada às instituições financeiras até ao valor de 50% dos empréstimos afectos ao financiamento do projecto; co-intervenção do capital de risco.
2. SIME Internacional
É uma das novas medidas. Apoia a prospecção internacional que visem o contacto directo com a procura final. Dá incentivo não reembolsável à taxa de 40%, até ao máximo de 40 mil euros.
3. SIME I&DT
É a nova versão do SIME Inovação. Apoia actividades de investigação industrial / e ou desenvolvimento pré-concorrencial. Tem incentivo não reembolsáveis até ao limite de um milhão de euros. A taxa de incentivo pode chegar aos 75% em actividades de investigação industrial e 50% nos restantes casos. Candidaturas em regime contínuo, acrescidas de concursos específicos para energias renováveis ou têxtil, calçado e vestuário. Os bancos não intervêm no processo de análise.
4. SIPIE
Sistema de incentivos para projectos até 150 mil euros. É reintroduzido o incentivo não reembolsável, correspondente a 30% das despesas elegíveis, com majoração de 5% para projectos em concelhos deprimidos (PRASD), tal como para jovens empresários ou para trabalhadores oriundos de empresas em reestruturação. Os incentivos não podem exceder os 100 mil euros por promotor.
5. SIED
Apoia a presença das PME na economia digital. O investimento mínimo elegível de 15 mil euros e um máximo de 350 mil euros. O incentivo é não reembolsável à taxa de 35%, com majoração de 5% para regiões PRASD, até ao máximo de 100 mil euros.
6. Unidades de Acompanhamento e Coordenação/URBCOM
Apoia a criação de equipas de gestão para assegurar a continuidade dos projectos de modernização das zonas comerciais. Cobre despesas com elaboração da estratégia de intervenção e salários para membros da equipa (um Gestor do Centro Urbano, um quadro técnico e um assistente administrativo). Os incentivos são não reembolsáveis.
Gilda Sousa

1 Comments:
At 10:15 a.m.,
Mizé Barros said…
o k é k ainda está aqui a fazer ? actualizem a página
Enviar um comentário
<< Home