Empreendedor

Comunicação, Tecnologia e Inovação

terça-feira, dezembro 13, 2005

A importância de uma boa Análise Estratégica

Apesar do que se poderá pensar, a análise estratégica do mercado tem grande importância para o futuro de um projecto e constitui um dos pilares fundamentais para que o empreededorismo seja realmente empreendedorismo, ou seja, para que se crie realmente valor e não sejamos apenas mais um a fazer o mesmo! Para além disso, pelo nível de conhecimento resultante e pela consequente confiança que traz, é também uma das fases essenciais para que o empreendedor se torne realmente num empreendedor, ou seja, em alguém com iniciativa, conhecimento e determinação para fazer acontecer!

A análise estratégica deverá ser mais do que apenas uma fase. Deverá ser uma fonte privilegiada de: Oportunidades (lacunas, necessidades, problemas, ...); Potencial de mercado; Ideias e inspirações; "Best e Worst practices"; "Know-how" específico (tão importante não só para a "gestão" futura do projecto mas também quando procura "vender" o projecto e conseguir financiamento); Etc...

Já vem dos livros, mas nunca é demais falar das três linhas de actuação chave para uma boa análise:
1. Ser exaustivo na pesquisa mas sintético na sistematização em clusters e conclusões, pois de nada nos vale muita informação se não formos capazes de concluir quais os Factores Críticos de Sucesso do mercado, de agrupar os concorrentes por tipos e por padrões de comportamento e de prever futuras evoluções.

2. Analisar e Pensar "Verticalmente", ou seja, analisar e descrever detalhadamente: categoria em que nos inserimos (quais os mercados que concorrem pela mesma necessidade?qual o custo de oportunidade para o meu cliente?), "targets" e suas necessidades (quais são os vários tipos de publico-alvo que existem? que necessidades não estão a ser satisfeitas ou bem satisfeitas? que target não está a ser atacado?), segmentos específicos (quais são os segmentos existentes nesta categoria?que características têm?) e concorrentes/produtos existentes (quem já está no mercado e o que oferece?).

3. Analisar e Pensar "Lateralmente" ou seja, procurando noutros mercados e categorias, inspirações diferentes para quebrar regras no mercado em que o projecto se insere (podemos inovar e mudar o modelo do nosso projecto reestruturando-o através da utilização de necessidades, utilizações, situações, atributos,... diferentes?).

Mas uma boa análise, só o é, se tiver consequências para o conceito de negócio e para a essência do projecto. Para inspiração destas reflexões recomendam-se também três grandes focos de atenção para retirar da análise as consequências mais úteis para os projectos:

1.Dada a hiper-fragmentação e atomização dos mercados de hoje, não ser diferente faz com que sejamos não mais uma empresa mas sim uma empresa a mais. O desafio é pois, "Pensar Diferente" e criar SEMPRE algo novo e diferenciado. Somente inovando e quebrando paradigmas do que existe no mercado e vimos na nossa análise estratégica, é que realmente conseguiremos criar o nosso espaço.

2.Se ainda assim não tivermos nada de substancialmente novo (porque não é fácil criar novas categorias, segmentos, ...), é obrigatório "Fazer Diferente", o que passa obrigatoriamente por repensar conceitos de negócio, actividades a oferecer e ainda modelos de negócio, mesmo que estejamos a falar de mercados e categorias maduros. Afinal, se não aprendermos com as conclusões do que analisámos e formos capazes de introduzir pelo menos novas perspectivas, não estaremos a avançar.

3.Finalmente, tudo o que repensarmos deve ter claramente "FOCO", isto é, que seja "single minded" e não "tudo-para-todos". Depois de uma análise exaustiva podemos ter a tentação de querer acrescentar muita coisa, com a desculpa de estar a acrescentar valor... É preciso pois ter muito cuidado e procurar que o nosso consumidor/cliente saiba identificar o que vendemos e porque devem consumir-nos/preferir-nos. Se possível resumindo-o apenas numa frase ou mesmo numa palavra!


Se uma análise conseguir desbravar parte do "nevoeiro" que o empreendedor depara, podemos dizer que se trata de uma boa análise estratégica, caso contrário, estaremos a fazer um levantamento de concorrência, que o mais provável é deixar-nos na mesma, ou acrescentar ansiedade à nossa longa noite de empreendedores!

Miguel Muñoz Duarte